JUSTIÇA FEDERAL REATIVA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA POR CÂNCER ANTIGO

por set 17, 2021Artigos1 Comentário

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

A Justiça Federal em Itapeva–SP ao julgar uma ação contra a União, reconheceu que apesar de o câncer ter sido diagnosticado em 2011, e a isenção ter sido revogada 05 (cinco) anos depois, ela deve ser restabelecida.

Nos termos da decisão Judicial, para a manter a isenção do imposto de renda não é preciso ter os sintomas atuais, tão pouco estar sob tratamento médico, faz necessário tão somente o diagnóstico do câncer.

A isenção do imposto de renda incidente sobre os proventos de aposentadoria percebidos por portadores de moléstias graves nos termos do art. 6º, inciso XIV, da Lei 7.713/88 independe da contemporaneidade dos sintomas (STJ, RMS 57.058/GO).

Mesmo quando os sintomas da enfermidade grave já desapareceram em razão de algum tratamento, por se tratar de uma doença silenciosa, o direito à isenção do Imposto de Renda persiste.

Sobre o assunto, o STJ editou a Súmula 627, no sentido de que “O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do Imposto de Renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.”.

1 Comentário

  1. Francisco Azevedo Moura

    Isenção a servidores na ativa por motivo de licença médica de doenças graves, tem direito a isenção do IR.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This