JUSTIÇA FEDERAL EM BAURU ISENTA APOSENTADO DO IR PELO CÂNCER

por out 4, 2020Artigos5 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

Se tiver tido câncer e hoje está sem sintomas, você tem o direito à isenção do imposto de renda sobre aposentadoria/pensão.

O INSS sempre nega a isenção do imposto de renda a aposentados e pensionistas que tiveram câncer a atualmente estão sem sintomas. Para o INSS, para se ter o direito à isenção do imposto de renda, inicial, ou continuar a tendo este direito, é preciso estar com o câncer ativo, ou seja, estar fazer rádio ou quimioterapia. Com este pensando, muitos aposentados e pensionistas têm seu direito à isenção do imposto de renda negados ilegalmente.

A justiça de outro lado tem entendimento já consolidado no sentido de que não é necessário ter sintomas atuais para ter o direito a isenção do imposto de renda para aposentados e pensionistas.

O STJ já consolidou na Súmula 627 este entendimento:

O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

Diante deste entendimento consolidado a Justiça Federal em Bauru reconheceu a isenção do imposto de renda de um aposentado que teve Câncer em 2012 e ficou isento por 05 (cinco), depois voltou a ser cobrado do IRPF e teve seu novo pedido de isenção negado pelo INSS.

ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, DIREITO DE MUITOS E CONHECIDO POR POUCOS!

5 Comentários

  1. Carlos Martins Filho

    É o meu caso,minha isenção termina em junho/2021.Cinco anos.Sou do Rio de Janeiro.O escritório do senhor é no interior de São Paulo.

    Responder
    • leandro

      olá Carlos,
      Atendemos o país todo, pois todos os processos são feitos eletronicamente.
      E os atendimentos feito por videoconferência.
      Se quiser só me chamar no whatsapp: 17-98111-4377

      Responder
      • ARLETE APARECIDA GUEDES DUARTE

        Olá sou Arlete de São Vicente SP, perdi mh isenção agora em outubro, mesmo enviando toda documentação e o relatório da minha onco, mesmo assim foi negada, fez 5 anos abril da cirurgia e agosto desse ano fiz a renovação e foi negada, o que devo fazer?

        Responder
  2. Reinaldo

    Boa noite.
    A restituição do IR, é desde que a pessoa tem a deficiência, ou seja, se ela contraiu a doença em 1993 a união tem que devolver o que ela pagou de IR?
    Ou entendi errado?

    Responder
    • Leandro Lino

      Olá Reinaldo,

      E data da doença se for posterior a aposentadoria ou pensão, se for anterior e da data do início da aposentadoria ou pensão.
      Só que tem um limite de 5 anos retroativos da data do pedido de restituição.
      Att

      Leandro

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This