Resgate de PGBL é isento do imposto de renda por moléstia grave

por jan 6, 2021Artigos12 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

A tempos vimos defendendo que a PGBL, assim como, as demais previdências complementares (fundos de pensão) são isentas do imposto de renda decorrente da existência de moléstia grave, quando for aposentado ou pensionista.

A discussão sempre se travou se o resgate da PGBL e do fundo de pensão, após a aposentadoria, quando for possuidor de moléstia grave, fica ou não isento do imposto de renda.

A receita federal sempre defendeu que o resgate não é a mesma coisa que recebimento mensal, portanto, não seria isento do imposto de renda, pela moléstia grave.

Após várias discussões judicias e muitos processos ganhos, inclusive por nosso escritório, a Receita Federal resolveu se curvar as decisões judiciais e passar a reconhecer em processos que realmente existe a isenção discutida, inclusive sendo publicado recente está decisão.

Este novo entendimento da Receita vem facilitar os processos, mas não significa que reconhecimento automático , pois depende de processo interno e se indeferido cabe recurso administrativo e ação judicial.

Para os que já foram negada a isenção anterior, só resta pedir a revisão do processo que negou a isenção ou recorrer à justiça.

12 Comentários

  1. Rodrigo Pastl

    Favor fazer contato comigo

    Responder
    • Leandro Lino

      Oi rodrigo

      Aguardamos seu contato

      Responder
      • Cesar Benvenuto Palvarini

        E o VGBL, pode ter tratamento semelhante?

        Responder
        • Leandro Lino

          Olá a vgbl está fora, pois é considerado aplicações.

          Responder
  2. Claudio Savedra

    Eu tenho enfisema pulmonar a mais de dez anos, já fui na receita federal peguei o formulário e não consta como doença grave.
    Mas o enfisema pulmonar é uma doensa grave.

    Responder
    • Leandro Lino

      Olá enfisema realmente está fora da isenção, mas se eventualmente tiver outros problemas somados, e p.ex ler/dort podemos lutar pela isenção

      Responder
    • Rossana galliani

      Bom dia, tenho duvidas se tenho direito a isenção do imposto de renda…tenho cirrose hepatica compensado ,sou diabetica tipo 2 e pressão alta…sera que consigo isenção por esses diagnósticos?

      Responder
      • Leandro Lino

        Rossana

        Se for aposentada ou pensionista tem direito a isenção do imposto de renda.

        Att

        Responder
  3. Soraia Silva Ortiz da Rocha

    Bom dia eu nasci com doença degenerativa de má formação osséa ou seja displasia no quadril esquerdo e já tenho beneficio do Governo do Bilhete especial por isto e sou pensionista vitalicia por morte da Caixa Ec.Federal gostaria de saber se eu tenho direito da isenção do imposto de renda porque ainda faço tratamento de aculpuntura para Friomalgia e artrose nós dois joelhos e coluna por conta disto e o caso vem agravando agora com Covid-19 apenas estou fazendo caminhadas e devido estar em casa parada sinto minhas pernas inchadas e atrofiando as musculaturas,aguardo seu retorno urgente,obrigada,

    Responder
    • Leandro Lino

      Prezada Soraia,

      A questão de deficiência física não significa direito a isenção do imposto de renda.
      Tem que demonstrar que existe eventual paralisia.

      Att.

      Responder
  4. Maria Aparecida Vieira dos Santos

    Boa tarde! Tenho LER/DORT. Em 05/08/22 tive o pedido de isenção deferido pelo INSS, desejo resgatar meu PGBL sem pagar IR, é possível ?

    Responder
    • Leandro Lino

      Olá

      Nos chame no WhatsApp e conversamos melhor:17-98111-4377

      Att

      Leandro lino

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This