ROL ANS É TAXATIVO OU EXEMPLIFICATIVO?

por set 17, 2021Notícias0 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

O STJ está julgando dois recursos – embargos de divergência, quando há decisões diferentes dentro do próprio tribunal sobre o mesmo tema, em qual se analisa se o ROL de procedimentos e coberturas da ANS é TAXATIVO ou EXEMPLIFICATIVO.

O que está posto em análise é se as operadoras de saúde podem negar a cobertura de exames e procedimentos sob o argumento que não estão no rol de cobertura mínima obrigatória elaborado pela ANS.

Dentro do STJ a 3.ª Turma de Direito Privado entende que este rol é o mínimo, portanto, outros procedimentos que não estão previstos no ROL, mas que indicados por médico e necessários a recuperação da saúde do paciente ou ao diagnóstico devem também ser pagos pelo Plano de saúde.

Já a 4.ª Turma entende que este ROL é taxativo, portanto, o Plano de Saúde não é obrigado a pagar nada além do previsto no ROL, mesmo que, seja necessário ao diagnóstico e ao tratamento do paciente.

Com estes julgamentos busca-se unificar as decisões para exista uma segurança para os consumidores usuários dos planos de saúde.

EREsp 1.886.929

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This